A idéia deste texto (que foi dividido em alguns capítulos) é dar a descrição de localidades criadas nestes três mil anos de literatura ocidental para aqueles que gostam de escrever contos e roteiros e não tem acesso (ou saco) para consultar as fontes originais e conseguir a referência ou inspiração necessária. O primeiro local a ser visitado é a estadia final para os piores dentre os mortais, habitat de bestas, demônios e criaturas inferiores das mais diversas, é o pesadelo dos seres humanos há milênios, conhecido como Sheol, Geena, Hades, Tártaro, el Sakar, Naraka, Niraya e, principalmente, como

O INFERNO

foi descrito por Dante Alighieri, que também visitou o Purgatório e o Paraíso, com exclusividade para o CYMB ótico, na "Divina Comédia". E foi através deste antigo guia (escrito no início do século XIV, mais ou menos 1305-1321) que viajamos, relatamos, tiramos fotos e compramos souvenires dos andares de baixo da alma humana.

Resultado de um Tombo

            Localizado sob Jerusalém, o Inferno é como um cone de ponta cabeça, dividido em dez regiões, um Vestíbulo e nove Círculos concêntricos, que terminam exatamente no centro da Terra, onde se inicia um riacho subterrâneo, que sai exatamente do outro lado do mundo, o Monte do Purgatório, cujo cume é o Paraíso Terrestre. Segundo Dante, antes de Lúcifer se rebelar contra Deus, um dos hemisférios da Terra era só coberto de água e o outro era um continente que tinha o Paraíso Terrestre no ceu centro, (não aquele Paraíso em que começa a Avenida Paulista, mas o de Adão, Eva e a cobra, lembra?). Mas, dizem que por orgulho, o então mais belo dos anjos e seu partido lutaram contra Deus e os outros anjos e... acabaram perdendo feio, e cairam por aqui, bem no centro daqueleo hemisfério coberto por água, criando uma gigantesca cratera que foi recoberta: o Inferno. Na sua tradução da Divina Comédia, Malba Tahan interpreta que com a queda surgiu a porção de terra conhecido pelos europeus naquela época (quase dois séculos antes de Colombo conseguir patrocínio e provar que o mundo não tinha a forma de uma pizza) de dentro do Antigo Oceano, e o Antigo Continente afundou, exceto por um monte que surgiu com o impacto, o Purgatório, salvando o Paraíso Terrestre da inundação.
PER ME SI VA NELLA CITTÀ DOLENTE
PER ME SI VA NELL'ETTERNO DOLORE,
PER ME SI VA TRA LA PERDUTA GENTE.

GIUSTIZIA MOSSO IL MIO ALTO FATTORE:
FECEMI LA DIVINA POTESTADE,
LA SOMMA SAPIENZA E'L PRIMO AMORE.

DINANZI A ME NON FUOR COSE CREATE
SE NON ETTERNE, E IO ETTERNA DURO.
LASCIATE OGNI SPERANZA, VOI CH'ENTRATE

"Deixai toda esperança, vós que entrais"

            O fato é que Dante não explicou direito como encontrou a passagem lá pra baixo, só diz que estava caminhando perdido numa selva escura, pouco antes da aurora e acabou chegando ao pé de uma colina, onde se viu cercado por uma pantera, um leão e uma loba. Mas, apareceu um fantasma , Virgílio, mandado por Beatriz para salvá-lo dessa bicharada furiosa e diz ao florentino que o único modo de escapar era atravessar a Terra, obviamente via Inferno, até o outro lado, o Purgatório.
            Depois de doze horas a pé daquele ponto , está a porta do Inferno, com um escrito em letreiro escuro acima dela (texto acima e a esquerda. Tradução? Lá vai: "Por mim se vai à cidade ardente, / por mim se vai à sempiterna dor, / por mim se vai à condenada gente.// Só justiça moveu o meu autor; / sou obra dos poderes celestiais; / da suma sapiência e primo amor.// Antes de mim não foi coisa jamais / criada senão eterna, e, eterna, duro. / Deixai toda esperança, vós que entrais.")
            Depois da porta e do seu convite encorajador, a penumbra domina e começa a gritaria. Não estamos no Inferno propriamente dito, mas em sua ante-sala, chamado Vestíbulo, onde se encontram os seres humanos ociosos, preguiçosos, covardes, indecisos e fracos (todos aqueles que fizeram nem bem, nem mal, nem porra nenhuma na vida) e os anjos que não se rebelaram contra Deus ou não estiveram do lado de Lúcifer (deve ser a tucanada celeste), condenados a fugirem sem roupa nenhuma de enxames de vespas e moscas nada amigáveis até o Dia do Juízo. Se mexe, cambada!
            Na fronteira interna do Vestíbulo está o rio Aqueronte, que o separa do Primeiro Círculo. Para atravessar o rio, o demônio-barqueiro Caronte faz o serviço gratuitamente, só de ida. Na outra margem, o Limbo (o outro nome do Primeiro Círculo do Inferno), a parte mais sossegada da viagem: uma campina onde as almas ficam suspirando por não serem dignas de verem a Deus. Só estar lá é um castigo (é mais ou menos como a fila do cinema sábado a noite em shopping center: aquela expectativa de algo legal e a certeza de uma eternidade de espera). A pena é aparentemente leve porquê quem está lá foram pessoas virtuosas, mas não foram batizadas ou são as crianças que morreram também sem serem batizadas. Aqui é a moradia eterna de Horácio, Homero, Ovídio, Sócrates, Platão, Tales de Mileto, Anexágoras, Sêneca, Ptolomeu e outros vultos da antiguidade, além do próprio Virgílio, que conta que também já estiveram lá Abel, Adão, Noé, Moisés, Abraão, Davi, Israel, Raquel e outros judeus pré-cristianismo, até que, entre a Sexta-Feira que Cristo morreu e o Domingo de Páscoa em que ressucitou, estes foram levados ao Paraíso pelo Próprio. Por fim, Dante não entra muito em detalhes, mas dentro do Limbo há um castelo de sete muros (que representam as sete Virtudes: Sabedoria, Fama, Virtudes, Justiça, Prudência, Temperança, Força, Sabedoria, Inteligência, e Ciência), cercado por um regato de águas cristalinas (em que Dante atravessou sem sequer umedecer os pés), com sete portas (representando as sete ciências: Gramática , Dialética, Filosofia, Matemática, Astronomia, Aritmética e Geometria), onde também repousam as almas de figuras históricas clássicas.

A seguir: o lago Estige, a cidade de Dite e mais.
A coisa começa a esquentar!


(a propósito, Beatriz era a amada de Dante, mas morreu muito jovem, uns quinze anos antes dele escrever a Divina Comédia)


LAßT, DIE IHR EINGEHT, ALLE HOFFNUNG SCHWINDEN!

A idéia deste texto é dar a descrição de localidades criadas nestes três mil anos de literatura ocidental para aqueles que gostam de escrever contos e roteiros e não tem acesso (ou saco) para consultar as fontes originais e conseguir a referência ou inspiração necessária. O primeiro local a ser visitado é

O INFERNO parte 2

que foi descrito por Dante Alighieri, exclusivamente para o CYMB ótico, na "Divina Comédia" (um poeminha de 100 cantos com mais de cem singelos versinhos cada). Na parte anterior, mostramos além da história local, o Vestíbulo e o Primeiro dos nove Círculos, com todos os points para o turista de primeira viagem não se perder nas próximas férias e descansar do inferno que é a vida na cidade grande.

Onde estarão Tio Patinhas e Pato Donald?

            Descendo pro Segundo Círculo, percebe-se a diferença: logo na entrada está o demônio Minós, que ouve as confissões de cada alma, enrolando sua cauda enquanto o condenado fala, e de acordo com o número de voltas que fez em seu rabo, indica o Círculo em que ela deverá passar a eternidade.
            Enormes borrascas inundam este Pavimento, jogando as almas dos que cometeram luxúria para todas as direções, uns contra os outros, contra o chão, contra um paredão de rochas, sem descanso. Voando por aí você encontrará, entre outros, Cleópatra e Helena de Tróia. Cérbero (o cão de três cabeças que Dante descreveu como um homem de três cabeças de cão) faz parte do cenário do próximo Círculo, o Terceiro, caracterizado por uma chuva torrencial, gelada pra cacete, eterna e acompanhada de granizo grosso e neve - o que contraria aquela imagem clássica de labaredas por todo lado. Os condenados ficam uns grudados nos outros, caídos no chão, a mercê deste pé d'água (e gelo) e dos caninos, incisivos, molares e pré-molares do totó local. Crime? Gula! (no Inferno, spa é isso). E caso você seja esbanjador demais, ou pão-duro convicto, você é sério candidato ao Quarto Círculo, onde carregará pesos enormes (mesmo) no escuro. Depois de muito esforço, aparece um outro chato empurrando outro peso que nem você e ambos trombam em cheio. Pê da vida, vossa senhoria irá elogiar a mãe dele e volta, onde acontecerá tudo de novo, eternamente. (aviso aos pão-duros: vocês também ganham de brinde um corte de cabelo igualzinho ao do Espiridião Amin).
            Depois desse trecho, Dante encontrou um riachozinho, que desembocava no lago Estige, que, com suas águas viscosas, banha a margem interna do Quinto Círculo. Os que em vida se esquentavam fácil e arranjavam brigas á toa (o adjetivo é "iracundo") estão mergulhados neste verdadeiro mar de lama, onde a maioria deles estão submersos, atolados no lodo, nus (como todos no Inferno, excetuando alguns no Oitavo Círculo), pretos de tão imundos, se agitando de raiva doentia, um verdadeiro festival de porradas, de chutes e outros golpes baixos. Do outro lado do Estige fica Dite, a Cidade Infernal.

Cidade Maravilhosa

            Envolta de flamas rubras, a cidade de Dite é também o Sexto Círculo, uma metrópole protegida por uma alta muralha e uma guarda demoníaca bem armada. Qualquer alma que se aproximar desta cidade é dedurada por três luzes aos demônios, que mandam uma nau, comandada pelo capeta Flégias, buscá-las para os Círculos Interiores. Estes diabos não são muito receptivos, tanto que Dante e Virgílio tiveram que apelar para um anjo intervir e deixá-los entrar por seus portões de ferro.
            Dentro da cidade, além das construções e ruas, existem tumbas enrubrecidas pelo fogo constante, onde se guardam as almas dos heréticos - o papa Anastácio II, por exemplo. De acordo com a gravidade da heresia, maior ou menor é a temperatura em que a alma é assada nas pedras da tumba (tssss), que por requinte, ficam com as tampas semi-abertas para os demônios ouvirem melhor os gritos. Para horror maior da Anistia Internacional, há menos tumbas que condenados, resultando em superlotação, e o primeiro que peidar apanha dos companheiros de cela...

continua...

Quem foi...
DANTE ALIGHIERI (1265-1321) é considerado um dos maiores poetas do mundo. Seu principal trabalho, a Divina Comédia, é considerada a primera grande obra em uma língua neo-latina (italiano - português, espanhol, francês e romeno também são algumas línguas neo-latinas, isso é, derivadas do latim). Nascido em Florença, foi embaixador e atuou politicamente na sua cidade natal. Acabou se fudendo...
A Comédia (o adjetivo "Divina" foi colocado posteriormente à sua morte) foi escrita durante um dos períodos mais conturbados de sua vida, tanto que em grande parte do Inferno, Purgatório e Paraiso Dante encontra e conversa com conterrâneos e contemporâneos seus (a maioria dos italianos que Dante colocou no Inferno eram adversários de seu grupo político).

PÚBLIO VIRGÍLIO MARO (70-19a.C.), nasceu em Mântua (Itália) e recebeu educação para seguir carreira política ou tornar-se advogado. Em vez disso, preferiu levar uma vida sossegada na casa de campo do pai e se inspirar para escrever poemas. Perdendo seus bens, mudou-se para um lugarejo perto de Roma, onde conseguiu alguma popularidade, sendo protegido por César Augusto e começou a escrever a Eneida, longo poema que descreve a queda de Tróia e as viagens de Enéias, um príncipe troiano (que não foi candidato pelo Prona) e se estabeleceu na região onde hoje é a Itália, tornando-se o fundador legendário do povo romano.

BEATRIZ: Dante a viu pela primeira vez na infância e foi paixão à primeira vista, mas só a reviu apenas quando ela tinha dezenove anos. Muitos dos poemas de Dante são relacionados a seu amor por ela (que lindo...), especialmente "Vida Nova". Como ela morreu muito jovem, Dante a colocou no Paraíso. Foi ela quem pediou para Virgílio guiá-lo através do Inferno e Purgatório.


一切の望みは捨てよ 汝ら われをくぐる者

A idéia deste texto é dar a descrição de localidades criadas nestes três mil anos de literatura ocidental para aqueles que gostam de escrever contos e roteiros e não tem acesso (ou saco) para consultar as fontes originais e conseguir a referência ou inspiração necessária. O primeiro local a ser visitado é

O INFERNO parte 3

que foi descrito por Dante Alighieri, exclusivamente para o CYMB ótico, na "Divina Comédia" (um poeminha de 100 cantos com mais de cem singelos versinhos cada). Nas partes anteriores mostramos tudo até o sexto dos 9 círculos, com todos os points indispensáveis para seu álbum de fotografia.

Sétimo, Oitavo e Nono Círculos

            Chegamos agora aos três últimos Círculos, os mais profundos em relação ao solo. O Sétimo Círculo é subdivido em três giros (ou seções) para deleite dos violentos, o Oitavo recebe o nome de Malebolge (ei, alguém aí lê Spawn?) e contém dez valas concêntricas onde são despejados os fraudulentos. O Nono e último Círculo é formado por quatro zonas que dividem as águas congeladas do lago Cocito, onde se castigam os traidores e o próprio Lúcifer. Preparado? Sigam-me os bons...

Fraternidade sim, Violência não

            Guardando as fronteiras do Sétimo Círculo, está o Minotauro, padroeiro dos galhudos, um ser com corpo de homem e cabeça de touro. Quem já passou por lá avisa que é bom nem chegar perto dele: nem todo corno é manso. Passando por ele, você estará nas margens do Flagetonte, primeiro giro deste círculo, um rio de sangue fervente vigiado por centauros (Quíron entre eles) que atiram flechas nos pecadores que tentam sair deste rio onde são cozinhados os que foram violentos contra o próximo. Alexandre, o Grande, da Macedônia e Átila, o huno são fregueses de longa data.
            Do outro lado do rio está uma floresta, o segundo giro, onde se castigam os violentos contra si mesmos. Os suicidas estão aqui, transformados nas árvores, onde as harpias (seres meio mulher, meio urubu) lhe ferirão constantemente - sem que você possa se mexer. Já aquele que esbanjaram a ponto de sentir fome (perdulários) serão perseguidos por cães ferozes. E estraçalhados. (A coisa é tão feia que Dante teve que remontar a cara de um literalmente para poder converar)
            O terceiro giro é dedicado aos violentos contra Deus, a arte e a natureza, e é descrito como um areal onde chove constantemente lentas lâminas de fogo. Todos nus, ou os condenados ficam deitados (blasfemos, os violentos contra Deus), ou movendo-se incessantemente (sodomitas, os praticantes de hábitos sexuais exóticos, os homossexuais e afins, os violentos contra a natureza - que cara medieval que era Dante... - e quem deixar de se mover, será obrigado a ficar prostado sob a chuva durante um século) ou sentados (os usuários, aqueles que cobram juros, os violentos contra a arte).
            Foi neste giro que Dante encontrou um riozinho (que Virgílio diz começar em uma estátua de cabeça de ouro, braços e peito de prata, abdômen de cobre, pernas de ferro e pé esquerdo de terracota, que estaria na ilha de Creta - será que Virgílio tinha cabelo rasta e curtia uma erva? - e cruza todo o Inferno, formando o Flagetonte, o Aqueronte, o Estige e o Cocito). As margens deste riacho estão pavimentadas e sobre ele se forma um vapor que protegeu os dois poetas de serem queimados pela chuva de fogo. Chegando na borda do Oitavo círculo, ele cai como uma cachoeira num paredão difícil de descer. (para isto, Virgílio chama Geríon - símbolo da fraude, um gigante de rosto e busto humanos, mas o restante de serpente - que os pega e os coloca embaixo)

Image Comics Presents...

            Malebolge significa "fossas malditas" e esse nome provavelmente foi inventado por Dante para nomear o Oitavo Círculo. O termo "fossas" não é à toa, existem aqui dez valas ou bolsões ("bolgias") concêntricos, encimados por pontes, dividindo este círculo, desde o paredão do Sétimo até a fronteira com o Nono:
            * Primeira Vala (sedutores e rufiões): São divididos em duas filas de almas nuas que andam numa mão (os sedutores, Jazão é um deles) e noutra (os rufiões, segundo o pai dos burros: "indivíduo que se mete em brigas por causa de mulheres de má reputação"), todos sendo constantemente açoitados por exús workaholics - o que acho que todos os tinhosos são.
            * Segunda Vala (puxa-sacos): Estão mergulhados em bosta, ululando, se batendo com as mãos e bajulando uns aos outros. Imagine só a cena, mas seja criativo: coloque aqui aquele bando de frescos que sentam junto da professora...
            * Terceira Vala (simoníacos): Os que traficaram coisas sagradas ou espirituais são enterrados de ponta cabeça e com os pés à mostra, onde se ateiam chamas. Dante colocou aí o papa Nicolau III, que estava reservando o lugar para Bonifácio VIII e Clemente V. Para ser mais exato, um simoníaco não fica nesta posição incômoda para sempre, mas apenas até que chegue outro para substituí-lo. Saindo dalí, vai para o fundo da vala ser espremido com os seus antecessores nas frestas de um rochedo.
            * Quarta Vala (mágicos, adivinhos e afins): Imagine aquele "mago" que escreveu um diário ou aquela "mãe" que "previu" a morte dos Mamonas com a cara na nuca, angustiados e andando sempre de ré...
            * Quinta Vala (funcionários corruptos e subornáveis e os que faltaram com o dever):...ou, uma franchising do Congresso. Neste bolsão estão todos mergulhados em piche fervendo (a última moda depois do mar de lama), com os demônios cuidando duplamente da vigilância. (Nem eles confiam nestes caras... você confiaria? Então porquê votou neles, hein?? Cuidado com a próxima bolgia...)
            (nota: a portinhola sobre o próximo bolsão estava quebrada no tempo de Dante)
            * Sexta Vala (hipócritas): As almas daqui tem aparencia dourada, cintilante, mas cobertas por pesadas capas de chumbo (e eu pensava que via de tudo no Carnaval) e em prantos. Caifás (aquele que aconselhou os fariseus à condenarem Jesus está crucificado, deitado) é pisoteado por todos eles, com chumbo e tudo.
            * Sétima Vala (ladrões e peculatórios): ... ou será que é aqui a franchising do Congresso??? Só que neste buraco tem cobra pra caramba: jáculas, hidras, najas e serpentes. Mais os condenados (peladões, peladões), que aão pegos pelos répteis, enroscando-se neles (ui!). Quando um dos bichos morde um deles, a alma vira brasa, arde em chamas e em instantes é apenas cinzas, mas volta ao normal logo depois (parece alguns gibis que ando lendo). Já os peculatórios (ladrões de dinheiro público) são mordidos por serpentes de seis pernas (?!), e começam a soltar rolos de fumaça pelo nariz e se transforma numa serpente também ou... (e a serpente que picara este ex-"rouba mas faz" volta à forma humana)... se amálgama com a cobra. Cê viu "A Mosca"?
            * Oitava Vala (conselheiros fraudulentos): Ulisses (não o Guimarães, mas o de Homero) esta aí, com outros, envolvidos por chamas alongada. Bem-passado ou mal-passado?
            * Nona Vala (semeadores de cismas religiosos e promotores de ódio, divisões e discórdia entre as pessoas): Filme trash! Todos são obrigados a dar a volta no bolsão, com um demônio dando golpes de espadas neles (deve ser um emprego bem disputado entre os chifrudos). Mutilações! Um festival de tripas escorrendo pela barriga, enroscando nos pés, corações literalmente expostos e muito mais. Tudo cicatriza, mas novos golpes são dados periodicamente para alegria da galera mais sádica. Dante, católico, colocou aqui Maomé, profeta e fundador do Islamismo.
            * Décima Vala (falsários): O choro e gemidos somados ao cheiro de corpos apodrecidos por gangrena é o retrato desta vala, onde cada um é castigado de acordo com o que falsificou na vida: os de metais preciosos - alquimistas - estão estendidos no solo, desmaiados, com lepra dos pés a cabeça; os que fingiram ser outra pessoa tem loucura agressiva e atacam os outros à mordidas; os falsificadores de dinheiro são tomados de sede insaciável tem a cabeça e o ventre inchados (hidropisia). Já os falsos de palavra, muitos por aí, tem uma puta febre ardente.

O Que é Grande e Molhado??

            Após todas as valas e pontinholas do Malebolge, descemos uma amurada. A primeira impressão é que lá dentro está pontilhado de torres, mas chegando perto se vê a verdade: são gigante, mergulhados neste poço até o umbigo. Cada um deles deve ter algo mais de 30 metros de altura e estão lá por castigo de Júpiter(?!), já que tenteram invadir o Olimpo. Um deles, Anteu, foi quem desceu os dois poetas para o último Círculo.

continua...


LEAVE ALL HOPE, YE THAT ENTER.



Este é o quarto e último capítulo de um texto que se propunha a ser um guia do

O INFERNO parte 4

de Dante, uma das localidades criadas nestes três mil anos de literatura ocidental. A idéia é dara referência ou inspiração necessária àqueles que gostam de escrever e não tem acesso pra consultar as fontes originais. Logo-logo escreverei um texto sobre 1984 e Admirável Mundo Novo (espero...)

Não é uma Brastemp, mas...

            O que são os lugares comuns, não? A gente crente que o Inferno é todinho um alto-forno industrial e de repente estamos num freezer! Isso mesmo, amiguinhos: Sejam bem vindos ao Cocito, o lago congelado que fica no centro do Inferno e da Terra!!
            Assim como os dois círculos anteriores, este também é dividido em quatro zonas concêntricas, todas dedicadas a castigar os traidores: Caína, Antenora, Tolomea e Judeca.

O Miolinho do Inferno

            Na Caína (palavra derivada de Cain) ficam os que atraiçoaram os parentes (Rei Arthur, que matou seu filho Mordred), mergulhados quase de corpo inteiro num gelo tão espesso que se caíssem montanhas por sobre ele, não partiria. Todos os condenados tem apenas a cabeça para fora do gelo, olhando para cima, vermelhos de vergonha, contrastrando com o tom azul-brastemp do resto dos corpos nus, tirintando os dentes por toda a eternidade. A zona (ieba!) seguinte é a Antenora (derivada de Antenor - ancião troiano, que segundo alguns ajudou os gregos na guerra de Tróia), para traidores de sua pátria, gente ou partido; também presos no gelo, mas olhando para baixo. Ao contrario dos habitantes dos outros points infernais, que vivem pedindo aos passantes para que cultivem sua memória aqui em cima, os do Cocito querem ser esquecidos e se escondem na medida do possível dos visitantes que chegam. Mas aproximen-se a vontade e não tenham dó de os azucrinar, já que é considerado pecado ser piedoso no Inferno ("se Deus já os castigou, ter dó deles é ser contra o castigo divino"!)
            Traidores de hóspedes, amigos e comensais (tradução:"cada um daqueles que comem juntos") estão na Tolomea (de Ptolomeu), totalmente debaixo do gelo, só com o rosto para fora. Meu, neste lugar o frio é tanto neste Círculo que as lágrimas chegam a congelar! E elas não faltam aqui, tamanha a dor e desespero dos condenados, chegando a formar cristais de gelo sobre os olhos! Uma característica da Tolomea é que a alma dos traidores indicados para cá chega aqui AINDA EM VIDA!!! O rolo é o seguinte: A alma vai pro Inferno antes do cidadão morrer e, enquanto isso não ocorre, um diabo sobe, possui e vai movimentando o corpo do condenado até a hora dele bater as botas! Brrr! Vade retro!...

Não é Tão Feio quanto se Pinta

            Caso não tenham percebido, um vento se extende sempre por todo o Cocito, mantendo as baixas temperaturas. Preso na Judeca ("Judas"), a última zona e lar dos que traíram seus chefes e benfeitores, estão todos de corpo inteiro sob o gelo (uns de pé, outros deitados, outros de cabeça para baixo, parecendo dar um passo, curvados em arco...). Mas, andando mais um pouco e sua alma também gela: vê-se o próprio chefão do local, Lúcifer, batendo suas asas com tanta força que cria aquele vento que mantém este lago congelado.
            Um gigante para os gigantes (pela descrição, calculei 530 metros de altura), ele tem três faces: uma rubra (representando o Ódio), a face da esquerda é baça (Impotência) e a esquerda é negra (Pecado ou Erro). Cheio de pelos por todo o corpo (menos nas asas), fica mascando em cada uma de suas bocas Judas Iscariotes (só de pernas para fora, na face rubra), Bruto (na boca da face escura) e Cássio (esse e Bruto traíram César). Lúcifer está preso ao gelo da cintura para baixo e parece estar nem aí com nada. Tanto que Dante e Virgílio chegaram perto sem problema, acharam um vão entre o corpo dele e o gelo e desceram, segurando nos pelos dele até o outro lado do centro da Terra.

Muito Obrigado e Volte sempre!
(Agradecemos a Preferência)

            Daqui em diante é só subida, seguindo um riachozinho (Lete) até a montanha do Purgatório, na superfície, no lado exatamente oposto a Jerusalem (meu globo diz que ficaria no Pacífico, na direção da América do Sul). Mas daí em diante é outro pacote turístico.
            Por favor dirigir-se ao guichê 6897706. Obrigado



VOUS QUI ENTREZ, LAISSEZ TOUTE ESPÉRANCE.